segunda-feira, 17 de março de 2008

Diferença dos Sofware

Diferença:
Sofware Educacional: É usado para algum objetivo educacional ou pedagogicamente defensável, qualquer que seja a finalidade ou natureza que foi criado.

Sofware Educativo: É aquele que possibilita o aluno a construir um conteúdo didático, um conhecimento relativo.

Sofware Instrucionista: O computador funciona como se fosse um professor, instruindo o aluno, onde responde as perguntas feitas pelo computador.

Sofware Construcionista: É ententido como uma ferramenta de aprendizagem se bem utilizada pode levar ao aprendizado, não só de fatos importantes como também outros conteúdos que possibilite o aluno a resolver problemas.

Sofwares analisados:

Instrucionista; Dally, não permite a interação do professor com o aluno.

Construcionista: ABC, HagáQué permite a interação do professor com o aluno.

segunda-feira, 10 de março de 2008

PLANEJAMENTO DE AULA

Idade das crianças: 4 anos

Duração da atividade: uma tarde

Situação significativa: Conhecer sobre a reciclagem

Objetivos Específicos: Conhecer os lixos reciclaveis, ver sua diferença e o que pode ser feito com os lixos reciclados.

Linguagem/Conteúdos: Oral, Escrita, Visual, Artistica e Motoro

Ação Educativa: Dialogar com as crianças sobre seu conhecimento de reciclagem. Depois do dialogo comvidamos as crianças para ir ao laboratório de informatica, entrar no site "solzinho" seleciona a história em quadrinhos; "A turma do solzinho em Recicla, Brasil!"
A professora conta a história e as crianças visualizam os desenhos da história no decorrer da leitura mostrar os diferentes tipos de reciclagem que podemos fazer com os matérias colhidos ao reciclar o "lixo".
De volta há sala ilustrar a história, fazer a construção das lixeiras para colocar na sala, para ser utilizado pelas crianças.

Avaliação: A avaliação será feita a todos os momentos, a partir da observação, entendimento sobre os residuos reciclados, se houve interesse e participação das crianças durante a realização das atividades se conseguiu acessar o site manuziar o mause " coordenação motora"e entendimento do assunto.

Matérias didaticos: sala de informática, livros em quadrinhos no site, papel oficio, lapís de cor, cartolina, tinta, papel pardo e lixeiros.

Refêrencias: http://www.solzinho.com.br/